










Veja aqui minhas modelagens 3D, esculturas e Processos e evoluções dos meus trabalhos - quadrinhos - arte conceitual











Finalmente o fim...nesta quarta e última parte, vou mostrar a "luz inversa" que poderá ser usada em praticamente qualquer desenho, deixando ele muito mais real e bonito. Selecione toda a área já pintada para começar.



Bom...segunda parte do tutor, o desenho tá começando a parecer um....desenho. Agora passe o aerográfo (pincel) com a cor branca e 40% de pressão (isso se estiver usando mouse pois com a tablet você controla a quantidade de tinta pressionando mais forte a caneta). Agora um segredo: o tamanho do pincel deve ser menor que a área da seleção, na verdade essa seleção serve apenas para não avançar sobre a parte escura. A seleção não aparece na imagem, pois uso o Ctrl+H, para que ela fique "invisivel" e não atrapalhe na visualização do trabalho, isso ajuda bastante.
Agora selecione as outras partes claras do rosto e vá colorindo sempre com o pincel menor que a seleção, clique na imagem e veja os detalhes.

Agora vamos reforçar as sombras, veja a imagem, parece estranho mas eu coloquei sombra na parte de onde virá a luz, mas logo você verá que isto dará um efeito interessante que pode ser utilizado em qualquer desenho, fornecendo uma forte impressão de realidade.
Vá passando a cor escura ao redor da imagem reforçando embaixo dos olhos para dar mais profundidade. Vale lembrar que todo o tempo minha imagem está "selecionada" para que a tinta não vase para a parte preta do desenho. Com o Ctrl+H a seleção fica invisivel.
Vejam que fui escurecendo ao redor do nariz e também continuando as linhas de expressão (rugas) com traços do próprio pincel. Faça "cara de mau" no espelho e copie as rugas.




Agora é um momento importante, depois que você colocou a cor clara para dar volume, é a vez da cor mais escura da paleta para fazer as sombras e dar efeito de profundidade. Lembre-se quanto mais fundo, mais escuro, isso dará realidade ao seu desenho. Olhe na figura, os tons escuros são aplicados ao redor dos olhos, dentro da orelha, lateral do nariz e nas partes mais escondidas (lateral do lábio superior). O ideal é imaginar um lado de onde esteja vindo a luz e deixar o outro mais escuro. Note o detalhe da sombra do cabelo sendo projetada no rosto. Isso "afasta" o cabelo do rosto gerando mais realismo.
Após ter feito as sombras básicas vamos voltar as luzes, selecione com a varinha mágica as áreas claras (não precisa selecionar tudo), pegue a cor branca e se estiver usando mouse coloque a pressão do aerográfo para 30 ou 40%, com a tablet eu utilizo este pincel, que dá uma aparência rústica ao trabalho.
This is my tribute to the character Cammy White from the game Street Fighter. Modeled using ZBrush. At the base, to remember its past, the i...