colorindo no photoshop - parte 1- intermediário

Olá pessoal, nesta primeira aula (não. aula é muito chato) nesta primeira dica, vou mostrar como dar inicio a uma colorização que vai deixar seus desenhos com aquela cara profissional. OK.

Divulgue os tutoriais CELOLANDIA, mostre aos seus amigos que desenham, curtem Mangás e Comics. Se não entendeu algo, pergunte, me ajude a aperfeiçoar o blog para todos.



Após muito café, ela poderá ficar assim...

Para fazer esse desenho eu utilizei uma tablet da genius mas a técnica serve para ser feita com mouse, não desanime, quem desenha bem com materiais simples, desenhará com qualquer outro. No final , vou mostrar o resultado com o mouse também.Pegue o seu desenho e tenha cuidado para não deixar muitas partes "abertas" no traço preto, para facilitar a colorização. Em outro post, vou mostrar como preservar o traço preto do desenho para utiliza-lo no final.


O ideal é que você tenha uma paleta personalizada para cada desenho ou personagem, para não haver variações de cor, principalmente quando for colorir uma história em quadrinhos. Para tons de pele eu uso está paleta ( faça download aqui), fique a vontade para mudar as cores, conforme seu gosto ou necessidade.


Agora, feche as partes "abertas" utilizando o pincel nº3, para em seguida preencher com o balde de tinta.


Agora selecione toda a área que acabou de colorir com a varinha mágica, pegue um pincel esfumaçado para começar a dar volume nas áreas como sombrancelhas, testa, bochecha e queixo.


Vá passando o "aerográfo" com a cor mais clara nessas áreas, gerando volume.


Agora é um momento importante, depois que você colocou a cor clara para dar volume, é a vez da cor mais escura da paleta para fazer as sombras e dar efeito de profundidade. Lembre-se quanto mais fundo, mais escuro, isso dará realidade ao seu desenho. Olhe na figura, os tons escuros são aplicados ao redor dos olhos, dentro da orelha, lateral do nariz e nas partes mais escondidas (lateral do lábio superior). O ideal é imaginar um lado de onde esteja vindo a luz e deixar o outro mais escuro. Note o detalhe da sombra do cabelo sendo projetada no rosto. Isso "afasta" o cabelo do rosto gerando mais realismo.

Após ter feito as sombras básicas vamos voltar as luzes, selecione com a varinha mágica as áreas claras (não precisa selecionar tudo), pegue a cor branca e se estiver usando mouse coloque a pressão do aerográfo para 30 ou 40%, com a tablet eu utilizo este pincel, que dá uma aparência rústica ao trabalho.

3 comentários:

Unknown disse...

Legal! Muito interessante o tutorial...
Ei, espero que você não desanime de postar :)

Marcelo Marques disse...

Obrigado Daniel, esse tutorial ainda continua, pode acompanhar que vai ser bem legal. Valeu!

Black_Wax disse...

Se fosse pra pintar con tinta e pincel tava bem explicado, mas com photoshop ñ tem nada explicado,
vc nao diz quais ferramentas usar tah longe de ser um tutorial de photoshop...
se fosse possivel vc arranjar um programa desses proprios pra fazer tutoriais em video seria bom, no youtube tem muito video bem explicado, mas nao tem com esse acabamento de qualidade é uma pena!!
os q sabem fazer a aula ñ sabem fazer essa super pintura em quadrinhos.
eu queria saber pelo menos onde tah escondida essa paleta no photoshop..

cammy street figther

#cammy street figther 6